O aumento mundial no uso de bicicletas

Crédito da Foto: Fábio Vieira. Foto Rua Estadão Conteúdo.

Escrito Por: Mariana Padilha

Nem todas as consequências trazidas pela pandemia foram ruins. Mas ainda falta infraestrutura 

Com a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerações, em função da Covid-19, a bicicleta se tornou uma grande aliada nesse momento. Sendo um meio de transporte individual e barato, elas caíram no gosto da população mundial durante a pandemia. Pois, além de ser possível evitar as aglomerações dos transportes públicos, é possível utilizá-la para o lazer e para a prática de atividade física.

Alguns países europeus já reconheceram a importância do uso de bicicletas e estão criando medidas para facilitar a locomoção dos ciclistas. Como é o caso da França, em Paris, onde a prefeitura liberou verba para a construção de mais de 600 km de ciclovias pela cidade.

Nos Estados Unidos, o estado da Filadélfia registrou um aumento de 150% no uso das bicicletas, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em resposta a uma petição pública, a cidade fechou 7 km de uma via, permitindo apenas o trânsito de ciclistas.

Esse aumento mundial fez com que governos de diversos países criassem algumas alternativas emergenciais. Entre elas estão a abertura de ciclovias provisórias, e o acesso a bicicletas compartilhadas para os trabalhadores de serviços essenciais. 

No Brasil, a situação é um pouco diferente. O aumento no uso das bicicletas não se deve apenas para lazer ou meio de locomoção, mas também por conta dos milhares de brasileiros que perderam sua renda e viram nos aplicativos de delivery uma oportunidade de trabalho. 

Entretanto, a infraestrutura das ciclovias brasileiras ainda é precária. Não são todas as cidades que possuem ciclovias e, as que possuem, não atingem todos os bairros. Isso acaba deixando o percurso dos ciclistas mais perigoso, já que eles precisam disputar lugar com os carros.

O jornalista Victor Triveloni passou a utilizar a bicicleta durante a pandemia e considera a infraestrutura de seu trajeto, pela Zona Norte de São Paulo, razoavelmente bom. Segundo Victor, todo o seu trajeto é coberto por ciclofaixa, mas às vezes acaba encontrando alguns buracos pela via. Outro problema é que, em alguns pontos, as bicicletas têm que dividir o espaço com carros e motos, o que acaba gerando alguns conflitos e falta de segurança.

Para empresários desse ramo, o aumento no uso das bicicletas tem sido muito bom. A procura por lojas e assistências aumentou bastante. O que para eles é um alívio, já que estamos passando por tempos difíceis. 

Victor conta que percebeu uma melhora em sua qualidade de vida depois de começar a pedalar. Segundo especialistas, o uso de bicicletas é uma tendência que veio para ficar, já que, como Victor disse, trazem inúmeros benefícios. Pedalar é um ótimo exercício físico, o que ajuda na manutenção da saúde dos ciclistas. Além disso, elas são econômicas, não exigindo um alto poder aquisitivo de seus donos. Por fim, são ecológicas e não emitem nenhum gás poluente na atmosfera. 

Crédito da Foto: Fábio Vieira. Foto Rua Estadão Conteúdo.

Deixe uma resposta