O Polêmico e clássico do terror que causa medo e arrepios até hoje

O Exorcista (Reprodução)

William Friedkin, cineasta estadunidense, além de ‘O Exorcista’, também dirigiu o filme ‘’The French Connection’’ (Operação França), dois grandes longas estreados na década de 1970. 

Mas, falando sobre ‘O Exorcista’, este é um dos filmes mais aclamados por críticos e, sem dúvidas, referência até hoje para o gênero Terror/Sobrenatural. Importante ressaltar que ele não seja tão referencial assim pela nova geração, mas sim pela antiga, por se tratar de um filme sobre possessão demoníaca e que, na época de sua estreia, ter tido muitas repercussões sobre mortes por causas sobrenaturais, envolvendo o elenco durante e após as filmagens. Inclusive, a própria atriz Linda Blair que interpretou a jovem Regan MacNeil (personagem principal) confirmou tais acontecimentos sobrenaturais.

  • Outras curiosidades que tornam o filme até hoje o mais assombroso de todos os tempos são:Incêndio no set de filmagem;
  • A equipe de filmagem acreditava que o set havia sido amaldiçoado;
  • A Clássica cena de Regan virando a cabeça quase foi cortada do filme;
  • A atriz Ellen Burstyn (Mãe de Regan) teve um trauma permanente na coluna durante as filmagens;
  • Um padre Jesuíta foi chamado para ‘’abençoar o set’’ depois dos acontecimentos desastrosos.

‘O Exorcista’ conta com uma estética à favor da narrativa e sua atmosfera aterrorizante. Vale prestar atenção nos efeitos bem construídos e aplicados. Soma-se à isso, interpretações arrebatadoras e uma direção precisa e cirúrgica, com nuances narrativas e uma condução envolvente. É por isso que o longa continua sendo um dos mais assustadores do gênero.

E tem mais…

Em 2020 foi anunciado oficialmente o ‘’reboot’’ de ‘O Exorcista’ que será dirigido pela mesma produtora, com previsão de estreia ate final de 2021. Até o momento sabe-se que o novo filme provavelmente será uma adaptação do livro de William Peter Blatty, porém deverá seguir a mesma história que o longa original, apesar de que o mesmo foi roteirizada pelo próprio Blatty. 

Deixe uma resposta