4 museus do interior paulista que você precisa conhecer

Você conhece algum museu do interior paulista? Quando começam os planos de viagens, cidades do interior perdem espaço e grandes centros ficam ainda mais cheios. As pessoas que procuram por cultura, muitas vezes, ficam presas aos mesmos lugares e não se dão conta dos bons exemplos de preservação da história que alguns municípios interioranos fazem prevalecer.

A ComTempo separou quatro museus do interior paulista localizados  no noroeste do estado de São Paulo, com museus que qualquer brasileiro deveria conhecer. Brodowski, Monte Alto, Bebedouro e Ribeirão Preto, cidades pacatas, pequenas, mas com grandes histórias preservadas. Conheça agora, quatro museus existentes nestes municípios que se você ainda não conhece, está perdendo tempo e, principalmente, conhecimento.

Museu Casa de Portinari – Brodowski

museu portinari
Foto: Divulgação

Edificado na antiga residência do pintor, o Museu Casa de Portinari foi inaugurado em 14 de março de 1970 e apresenta aos visitantes a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares.

O acervo artístico da instituição constitui-se por trabalhos feitos em pinturas mural, nas paredes do imóvel, onde Cândido aprofundou sua técnica ao passar do anos. Entre os ambientes,  destaca-se o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó.

Endereço: Praça Candido Portinari, n° 298 – Brodowski – SP
Funcionamento:  terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: ingresso voluntário
Informações: (16) 3664-4284

Museu de Paleontologia de Monte Alto

SITE_Equipe-prepara-os-últimos-detalhes-e-a-limpeza-do-local-para-sua-reabertura-ao-público
Foto: Prefeitura de Monte Alto

O Museu de Paleontologia de Monte Alto, voltado a conservação e exposição de fósseis, é um dos mais importantes da área no Brasil. Inaugurado em 1992, é mantido pela prefeitura da cidade e possui convênios de cooperação científica com a UNESP e UFRJ. A área ao redor do museu tornou-se um importante ponto de escavação que atrai pesquisadores de todo país.

Seu acervo, composto por aproximadamente 1.300 exemplares, é constituído por ossos e fósseis de dinossauros saurópodes, moluscos bivalves, tartarugas e crocodilos, todos do período cretáceo. Destacam-se o fóssil do Titanossauro, dinossauro herbívoro de grande porte atingindo cerca de 12 metros de comprimento e 10 toneladas de peso.

Endereço: Praça do centenário s/nº, Centro, Monte Alto – SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 13h às 17h
Informações: (16) 3342-7845

Casa da Cultura – Bebedouro

5d9ec0de5a23323db57adfd3c4d5de0f_XL.jpg
Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Bebedouro

As Cadeiras do legislativo, chapeleiros e telefones antigos, advindos da década de 20, ficam próximos a objetos sacros, bíblias e imagens, que se encontram com utensílios domésticos – como enceradeiras, máquinas de costura, filtros de água. Objetos que marcaram a era da ferrovia e a  Revolução de 1932 também marcam presença.  Estes, são alguns dos itens presentes na Casa da Cultura, em Bebedouro, que apresentam ao público como era viver nas décadas passadas.

Endereço: Praça Valêncio de Barros, nº 59, Centro – Bebedouro, SP
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Informações: (17) 3345-3421

Museu do Café – Ribeirão Preto

20181109_144948.jpg
Foto: Ana Januário/ComTempo

Inaugurado oficialmente em 26 de janeiro de 1957, o Museu do Café Coronel Francisco Schmidt tem como objetivo contar a história do ciclo do café no interior paulista e em todo Brasil.

Seu acervo preserva instrumentos usados no dia a dia cafeeiro, como arados, máquinas de beneficiar café, veículos próprios de fazendas (trole, semi-trole, carroças), arreios, carro de boi, moinhos de processamento manual de café e muito mais.

Endereço: Avenida do Café, s/nº – Ribeirão Preto – SP
Funcionamento: Atualmente, o museu passa por restauração.
Informações: (16) 3633-1986

Saiba mais sobre preservação e conheça outros museus do Brasil na Segunda Edição da Revista ComTempo.

Deixe uma resposta