Podcast sobre Racismo – Episódio 10: Fone de Ouvido

Você procura um podcast sobre racismo? Aqui no Fone de Ouvido você encontra!

No mês de outubro preparamos uma série especial sobre os diversos preconceitos que enfrentamos na nossa sociedade. O primeiro tema é o raciso e para debatê-lo, conversamos com a historiadora e ativista negra Michela Silva, o criador do perfil @martelo_nietzsche e ativista Wanderson Duttch e o artista urbano Gleyson Borges, também criador da página @acoisaficoupreta.

Juntos, eles nos explicam e dão uma verdadeira aula sobre as dificuldades que a população negra enfrenta e como o racismo está enraizado em nossa cultura.

Para apresentar esse podcast sobre racismo, contamos com a apresentação e roteiro de Kimberly Souza, fundadora da ComTempo e ativista negra. E aí, já se (re)educou hoje?

Mais sobre o podast sobre racismo

No início deste podcast , a apresentadora informa que de acordo com a ONU estamos entre os países mais racistas do mundo. Mais da metade da população brasileira é negra. Mais de 70% da população preta vive em extrema pobreza.

A entrevista Michela Silva, professora da rede pública estadual em História e ativista disse que “ainda existe um ruído que o termo preto ainda remete a uma herança na qual as raças foram definidas de cima pra baixo. Então, quem definiu, lá no período escravocrata, esse termo ‘preto’, foram os senhores de engenho, as pessoas brancas que detinham poder naquele período. Porém, com o passar da historia, após a abolição, o movimento negro trabalhou muito na ressignificação do termo, mas ainda temos resistência por pessoas negras em se identificarem como negras”.

Para continuar ouvindo a explicação da Michele, confira nosso podcast sobre racismo.

Sobre o Fone de Ouvido

Fone de Ouvido é um podcast produzido pela ComTempo, com intuito de apresentar temas pouco explorados pela mídia e dar um outro olhar para ele. Nosso primeiro episódio falou sobre Brumadinho um ano e meio após a tragédia com o rompimento da barragem de minérios da Vale que deixou mais de 250 mortos.

Portanto, com a série (RE) Educar, reforçamos esse objetivo de aprofundar os assuntos. Além deste podcast sobre racismo, vamos falar sobre outros assuntos que precisam ser debatidos.

Comente o podcast sobre racismo

Para sugestões, críticas e comentários sobre nosso podcast sobre racismo, fale com a equipe através do formulário abaixo. Todo comentário é bem-vindo.

2 comentários sobre “Podcast sobre Racismo – Episódio 10: Fone de Ouvido”

  1. Pingback: Fone de Ouvido #10 – Caio na Área

  2. Pingback: Fone de Ouvido: Episódio 11 - Série (RE) Educar - Machismo - ComTempo

Deixe uma resposta