Deveria ser obrigação assistir e entender ‘Medida Provisória’

Medida provisória - Filme dirigido por Lázaro Ramos enaltece o audiovisual brasileiro, tem elenco de peso e precisa ser visto por todos. (Foto: Reprodução/Internet)

Dirigido por Lázaro Ramos, ‘Medida Provisória’ estreou nos cinema e apresenta como premissa uma sociedade distópica sob um regime autoritário, que tenta enviar todos os negros do país para o continente africano. O filme começa com tonalidade mais cômica e, aos poucos, o espectador entende que não se trata de comédia, mas de um drama que acontece no Brasil desde que os portugueses aqui chegaram em 1500.

O racismo enraizado em todos nós impede que muitos analisem o filme com a carga dramática e realista que ele transmite. A direção de Lázaro é impecável neste sentido e tudo no longa-metragem colabora para fazer o público entender como a sociedade atual está próxima, mas muito próxima da distopia discutida no filme.

Atuações de Seu Jorge, Taís Araújo, Alfred Enoch, Adriana Esteves, Renata Sorrah e Emicida são de tirar o chapéu, todo mundo está impecável em cena, transmitindo a máxima realidade. Tudo o que se vê na ficção pode sim, acontecer e, veladamente, acontece.

Prestar atenção no filme vai além de apreciar o audiovisual brasileiro que, mais uma vez, só para reforçar, mostra sua força. Assistir ‘Medida Provisória’ é se permitir tocar e apertar o dedo em cima da própria ferida. Dói. Dói bastante ver atos que você mesmo já protagonizou, mesmo que indiretamente. Dói ver o sofrimento dos personagens e perceber que eles existem na sua cidade, na sua rua, no seu país. Dói tocar na própria ferida, por isto, no título escrevi que assisti-lo deveria ser obrigação de todos e, mais do que isto, entendê-lo. Não basta assistir. Não basta comprar o ingresso – custoso – do cinema. Não basta prestigiar esta medida provisória tão bem explorada pelo diretor, é preciso compreendê-la e começar a agir para que, em breve, ela não passe a valer no Brasil de Bolsonaro e de bolsonaristas. Mas, para este último desejo meu acontecer (entender o filme), é tarefa para outra população, não aquela que elege e ainda apoia um governo que, com certeza, fomenta e endossa ‘medida provisória’ como esta. É para prestarmos atenção nisto.

Deixe uma resposta