Viaje e sonhe com a Cia Teatral Viajantes

A Companhia transita facilmente do mais inocente conto infantil às mais célebres tragédias Shakespearianas.

Márcia Moreno

Estar nos palcos e nas redes sociais não é e nunca foi mamão com açúcar! É preciso muito estudo, criatividade, dedicação, superação e muito amor pela arte. Se tiver todos esses ingredientes, já será meio caminho andado e assim aconteceu com a Cia Teatral Viajantes.

Contação de Histórias – Fábio Agueda e Fernando Alves. Fotografia: Tata Schmidt

Tudo começou quando os caminhos artísticos de Fábio Agueda e Fernando Alves se cruzaram na cidade de Ribeirão Preto-SP, ambos já trilhavam pelo teatro e audiovisual. Após alguns meses de amizade, perceberam que tinham sonhos e objetivos comuns para se cumprirem, então decidiram oficializar a relação afetiva que havia nascido.

Era 2018, começaram a trabalhar juntos em eventos e aniversários infantis com pinturas artísticas, esculturas em balões, recreação e contação de histórias e, naquele momento, ao assistirem a primeira temporada de Desventuras em Série, um seriado da Netflix, ao chegarem ao final tiveram a ideia de escrever e produzir um espetáculo em inspiração e adaptação à obra. Eis que nasce o primeiro momento em que o teatro conectou os dois para uma produção conjunta.

Contação de Histórias Online – Fernando Alves e Fábio Agueda. Fotografia: Tata Schmidt

Foi um trabalho incrível desenvolvido em uma escola de teatro em Ribeirão Preto. Tiveram dificuldades, desafios, mas também muita positividade e dedicação de um elenco maravilhoso que abraçou e acreditou muito na primeira direção conjunta do casal de artistas. 

O Soldado e a Raposa – Fábio Agueda, Mariana Jabor, João Marcos Veronez, Fernando Alves, Jean Ávila, Tupi Araújo e Lucas Silva. Fotografia: Lucas Velloso

A peça, nomeada como Desventuras, estreou no dia 25 de novembro, na Sala Marcos Caruso da escola de teatro TPC – Teatro Popular de Comédia, e contou com a casa cheia. Cientes do sucesso, abriram mais duas sessões do espetáculo e alcançaram novamente o resultado de casa lotada.

Tendo em vista aquele resultado e a gratificação de um trabalho tão lindo, Fernando Alves confessou seu sonho de montar uma companhia teatral e, no mesmo dia de dezembro de 2018, Fábio Agueda aceitou e ambos chegaram ao nome de Cia Teatral Viajantes, já que Viajante referia-se a um personagem de Fábio, da dupla “Bernadete e Seu Amigo Viajante”, que logo depois ganhou um novo parceiro chamado Bernadito, interpretado por Fernando Alves. A dupla “Bernadito e Viajante” foi então escolhida para as apresentações de contação de histórias desde então.

As Aventuras de Um Bêbado Entre a Vida e o Sonho – Fernando Alves.  Fotografia: Lucas Velloso

Com o nome escolhido, a criação das redes sociais montada e várias ideias na cabeça, deram um start às suas produções, porém, desta vez de forma independente e por conta dos dois artistas.

Em poucos dias, Fábio abriu o curso Narrativas Corporais, que contava também com a montagem do espetáculo As Aventuras de Um Bêbado Entre a Vida e o Sonho, que em seis meses estreou na Casa das Artes no Dias dos Namorados de 2019.

 Contação de Histórias – Festival Itaquerendo e Mostra Audiovisual [em]Curtas: O Fazendeiro e a Bruxa. Atrás, Fernando Alves, à frente, Fábio Agueda

A partir de então, muitos projetos foram desenvolvidos e todos alcançaram grandes conquistas. Em maio, Fernando escreveu e dirigiu O Soldado e a Raposa, um espetáculo criado em homenagem ao seu cachorrinho Zé Bob, que estreou na Feira do Livro de São Joaquim da Barra-SP (cidade natal do diretor). Logo apresentaram-se no colégio CEB Objetivo de Brodowski-SP e, por fim, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. Tal peça ainda foi selecionada no Festival de Ubá para 2020, mas, tendo em vista a pandemia provocada pela Covid-19, foi postergada.

Naquele mesmo período, Fábio montou o espetáculo Titus, uma carnificina Shakespeariana, que se tornou o espetáculo adulto mais aclamado pelo público, tendo todas as suas três sessões esgotadas dias antes da sua apresentação na Casa das Artes.

 Contação de Histórias – Os Três Porquinhos e a Volta do Lobo Mau. Atrás, Fábio Agueda, à frente, Fernando Alves e Joyce Camassutti. Fotografia: Lucas Velloso

Devido o imenso e reconhecido sucesso da Cia Teatral Viajantes, surgiu o convite para o Festival de Pitangueiras-SP para apresentar A Menina e o Porquinho, espetáculo já produzido por Fábio em 2017 e, passando por ajustes e modificações passou a fazer parte do já tão rico repertório da companhia.

Na semana da criança, em outubro de 2019, ambos realizaram vinte e três apresentações da contação de histórias “Os Três Porquinhos e a Volta do Lobo Mau” para escolas públicas e, no começo de 2020, esta mesma contação foi adaptada para um espetáculo teatral com o mesmo nome. Tal peça foi desenvolvida em poucos meses e teve sua estreia em março de 2020, no Teatro Municipal, semanas antes de recebermos a trágica notícia da pandemia.

O Soldado e a Raposa – Fábio Agueda. Fotografia: Marquinhos Fotografia

Haja vista as mudanças provocadas pela pandemia no mundo da arte e cultura, a Cia Teatral Viajantes adaptou-se e o casal de artistas migrou para o audiovisual e fez um vídeo de aproximadamente 7 minutos, o qual foi visualizado até mesmo fora do país.

Logo depois, montaram o programa “Stories do Darnel” para o Instagram com o fantoche do macaco do espetáculo O Soldado e a Raposa, manipulado por Fernando, no qual buscaram trazer dicas e curiosidades de um jeito bem humorado e divertido, levando conhecimento aos seguidores e também dando reconhecimento e visibilidade a artistas e profissionais que precisam de ajuda durante a quarentena.

 Espetáculo Titus – Fernando Alves. Fotografia: Aline Rodrigues

No segundo semestre de 2020, produziram um micro metragem chamado Carne Viva, dirigido por Fernando Alves, obra selecionada para o FICTA – Festival Internacional de Cine de Terror Atacama, no Chile.

Produziram ainda uma temporada de quatro episódios de histórias em vídeo para o canal do YouTube da Cia Teatral Viajantes, sendo que, em março de 2021, a história “O Fazendeiro e a Bruxa” tornou-se um sucesso e foi contemplada em 2º lugar no Festival Itaquerendo Folia e também selecionada na Mostra [em]Curtas, juntamente com o micro metragem Carne Viva.

Vale lembrar também que a pandemia interrompeu a produção de O Canto dos Corvos, um espetáculo escrito pelos artistas Jean Ávila e Mariana Nabor. A obra é uma distopia que conta a história de um grupo de pessoas que acorda em algum lugar sem respostas do que pode tê-los levado até ali. A estreia tem previsão para após o término da pandemia e há, ainda, projetos inscritos como também o retorno dos “Stories do Darnel”, além de uma surpresa muito boa. A companhia pretende apresentar um espetáculo online para levar entretenimento aos espectadores e também arrecadar doações para um abrigo de cães e para uma associação de assistência a pessoas com câncer. 

Espetáculo Titus – Jean Ávila, Fernando Alves e Tupi Araújo. Fotografia: Lucas Velloso

Mensagem da Cia Teatral Viajantes para o leitor:

Estamos com muita saudade dos palcos e não vemos a hora de nos reencontrarmos. Está sendo um momento muito difícil, mas que iremos superar. Fiquem firmes aí, que estamos firmes aqui. Logo estaremos todos juntos novamente para embarcar em antigas histórias, novas jornadas e infinitas viagens ao mundo mágico e encantador que é o teatro. Um abraço enorme da Cia Teatral Viajantes!

Deixe uma resposta