Vocês Venceram, Gauleses – Parte 2

Por César Belardi

Minha insanidade de reler e documentar as referências, citações, nomes, lugares, piadas e tudo o mais veio junto com um novo álbum, “Asterix e A Transitálica”. Os autores originais já não estavam mais no controle. Ambos foram bater-papo com Tutatis, Goscinny em 1977, Uderzo em 2020.

Nesta semana, chegou mais um novo álbum, “Asterix e A Filha de Vercingetorix”.

Ainda não li… os últimos pareceram diferentes, estava clara a ausência da dupla de criadores, mesmo que um tenha seguido solo por quase 40 anos, mas ainda com uma alma gaulesa sempre presente…

Então, a imensa ficha romana caiu! Com a efígie de César (aquele, o Imperador, não eu!), olhando para mim com um toque de sarcasmo. Não havia nada de diferente, ou errado, com a Gália de 50 a.C. Nada havia mudado. Quem mudou foi César (este aqui, eu, não o Imperador!). O tempo passou, rapidamente, e envelheci, mas sempre voltava para a aldeia como aquele garoto dos idos de 198X. Todos estavam como sempre foram, sem que nem mesmo um instante tivesse passado para eles. Sempre jovens, ou velhos, não importa. Sempre joviais! Quando tentei voltar como sou hoje, a coisa toda “deu ruim”, não funcionou. Eu queria reviver aquelas aventuras todas como um cientista, catalogando e explicando tudo!

Credo, vendo assim, não tinha como dar certo! Toda a magia sendo revirada, fazendo uma resenha das piadas, transformando algo tão solto, mas ainda mantendo sua crítica sagaz, em uma coisa aborrecida.

Muito chato, ô loco!

Não vou negar que a ideia de um livro assim, todo detalhado sobre esse universo, é muito interessante, mas se outro fizer. Caso alguém queira fazer uma parceria, estou à disposição para ajudar. Não gostei da sensação de perda, de não mais fazer parte daquele mundo. Me senti um estranho.

Ter deixado esse projeto de lado não significa que eu deseje manter congelado um sentimento passado. Ao contrário, quero resgatar essa sensação de frescor e descoberta sempre que possível, trazendo para os dias de hoje, sempre atualizando. Congelado estaria se eu seguisse com o que chamo de “A Loucura de César” (já sabem qual…) de fossilizar essas descobertas, leituras, alegrias e “gaulezices” em um texto definitivo.O projeto de escrever esse material será engavetado, sim. Mas nada me impede de continuar a ler e falar sobre os gauleses. Uma aula, palestra ou live que está tão em voga. Eventualmente, até escrever algo pontuado, mas sem a intenção de esgotar a fonte.

Deixe uma resposta