A sustentabilidade entrou na moda

Escrito por: Mariana Padilha

Consumir, consumir, consumir… esse é o lema da sociedade atual. Não importa de onde vem, como foi produzido ou para onde vai quando for descartado, o que importa mesmo é consumir!

E a moda não fica fora dessa. Produzimos, consumimos e descartamos nossas roupas de forma muito rápida. E é por essas e outras que a indústria têxtil não se destaca apenas por ser um dos maiores setores da economia mundial, mas também por ser um dos setores mais poluentes do mundo.

Segundo a Environmental Protection Agency, órgão norte-americano que monitora a emissão de poluentes no mundo, a indústria têxtil está entre os quatro tipos de indústria que mais consomem recursos naturais e os que mais poluem. Ou seja, a moda como conhecemos hoje tem deixado inúmeras marcas negativas no meio ambiente e que podem ser irreversíveis se não agirmos logo.

Por conta disso, a vertente da moda sustentável tem ganho cada vez mais espaço no cenário mundial. Preocupada em diminuir ao máximo os impactos ambientais, a moda sustentável repensa todas as etapas da produção e questiona o consumo desenfreado desse setor.

Segundo Isabela Scalabrin, fundadora da plataforma de moda sustentável CIÒ, a moda sustentável trata, em parte, da produção de roupas, sapatos e acessórios de maneira ambiental e socioeconomicamente sustentáveis. Trata-se também de propostas e padrões de uso e consumo igualmente ou mais sustentáveis, que exigem mudanças nas atitudes e comportamentos individuais e coletivos.

A sustentabilidade no mundo da moda tem sido uma das coisas mais discutidas na última década. Pequenas marcas conseguiram ganhar espaço no mercado com uma produção 100% ecológica, fazendo com que grandes marcas também começassem a tornar a sua produção eco.

Como a moda sustentável não se refere apenas à produção de roupas, mas também da maneira como consumimos, o termo consumo consciente também entrou em pauta nesses últimos anos. Ele nasce da preocupação em que o consumidor demonstra com as questões ambientais e sociais que suas roupas são produzidas.

De acordo com a estudante de Design da PUCPR, Nicole Leithold, é a partir desse momento que o consumidor busca consumir marcas e produtos sustentáveis, prestar atenção na durabilidade de suas roupas e, muitas vezes, comprar em brechós e reutilizar tecidos.

Aos poucos estamos começando a reverter os prejuízos causados pela indústria têxtil. Ainda estamos no início, porém, ao que tudo indica a sustentabilidade e o consumo consciente serão os futuros pilares da moda mundial.

Deixe uma resposta