Como consumir consciente?

Moda Sustentável Episódio 4 Revista Comtempo

Mariana Padilha

Apesar de muita gente ainda acreditar que as roupas de brechó trazem uma “energia negativa” e terem algum receio de consumi-las, comprar em brechós é uma forma de praticar o consumo consciente. Uma vez que a economia circular é praticada, ou seja, quando a roupa não atende mais as suas necessidades, ao invés dela ir para o lixo, passa-se para outro consumidor.

Bruna Panizo é dona de um brechó em Curitiba-PR chamado Closet 07. Ela acredita que a internet impulsionou muito esse tipo de comércio e trouxe um novo público para ele, pois suas clientes vão desde adolescentes até idosas.

Além da loja física, o brechó de Bruna tem uma página no Instagram com 15 mil seguidores, para ela ter criatividade na hora da divulgação, usar todas as redes sociais a seu favor e ter personalidade nas postagens é o que torna a internet uma grande vitrine de sua loja.

Outra forma de consumir consciente é customizando roupas. E para isso, nem precisa ser um expert em costura, pesquisando na internet, por exemplo, tem inúmeros tutoriais, dos mais simples aos mais complexos, ensinando a transformar as peças.

A estudante de Design da PUCPR, Nicole Leithold, incentiva a customização das roupas, uma vez que reutilizando tecidos podemos transformar roupas que já existem em peças novas completamente diferentes das antigas sem agredir o meio ambiente.

Aplicativos que trocam e vendem peças também são alternativas para quem quer consumir consciente. Neles você pode encontrar o que precisa com o preço bem abaixo do mercado. É o caso da startup Enjoei, fundada por Ana Luiza McLaren e Tiê de Lima, inicialmente como um blog, mas que hoje em dia é um dos principais brechós online.

As alternativas para quem quer consumir consciente são muitas, abrangem diversos estilos e podem ser consumidos por todas as classes sociais, já que, na maioria das vezes, os preços são acessíveis.

Então, aqui estão boas alternativas: pesquise sobre as marcas citadas nesta reportagem, ou outras marcas sustentáveis e brechós que podem estar no Instagram ou até bem pertinho da sua casa. Que tal dar uma passadinha por lá?

O mundo ideal pode estar um pouco distante da nossa realidade, mas dar o primeiro passo pode ser bem mais simples do que imaginamos!

Deixe uma resposta