Podcast sobre Machismo – EP 11: Fone de Ouvido

Você quer encontrar podcast sobre machismo? No segundo episódio da série (RE) Educar, a ComTempo fala sobre esse assunto. Para isso, contamos com apresentação da nossa repórter Mariana Padilha, que, neste episódio do podcast sobre machismo traz conversas com:

  • A ativista feminista Júlia Alcântara;
  • A criadora da página Covil das Bruxas (@covildasbruuxas) Victória Bermanelli;
  • A historiadora Bianca Oliveira;
  • A psicóloga Elaine Martins.

No começo do podcast sobre machismo, ouvimos de Júlia Alcântara a frase: “Para os homens, estar disposto é o primeiro passo. No entanto, precisa ser sincero. Acima de tudo, não é uma brincadeira”.

Ela diz também que falar sobre machismo vai ter dedo na ferida, vai mexer em pontos que, talvez, não sejam confortáveis e realmente não é. Não está sendo confortável para as mulheres, todos esses anos. Ou seja, o mínimo a ser feito pelos homens é parar e escurar, pois ser um ouvinte é importante”.

Com base nisso, abrimos nosso podcast sobre machismo, em primeiro lugar, falando que essa cultura enraizada é capaz de moldar o que somos, como somos e porque somos e que, acima de tudo, por conta dessa cultura, toda a potência da mulher é apagada e, de todas as formas, elas morrem todos os dias, seja privando-as da liberdade de ser, até a possibilidade de simplesmente existir.

Portanto, mesmo após anos de luta, o machismo e a estrutura patriarcal prevalecem e a tentativa nesse podcast sobre machismo, é trazer nuances desse tema tão necessário e o mais importante, que ele seja o combustível para a mudança de todos.

Denuncie, ligue 180

Vale lembrar que o telefone para a Central de Atendimento à Mulher é o 180, então, ao presenciar qualquer caso de abuso físico ou psicológico, ameaças ou violências domésticas, por exemplo, denuncie.

Se você se interessou e quer ouvir esse podcast sobre machismo até o fim, siga o Fone de Ouvido no Spotify ou na sua plataforma de áudio favorita.

Se você está nesta página mas ainda não ouviu nosso primeiro episódio da série (RE) Educar sobre Racismo, clique aqui e confira.

Sobre o Fone de Ouvido

O Fone de Ouvido é um podcast produzido pela ComTempo, com intuito de apresentar temas pouco explorados pela mídia e dar um outro olhar para ele. Nosso primeiro episódio falou sobre Brumadinho um ano e meio após a tragédia com o rompimento da barragem de minérios da Vale que deixou mais de 250 mortos.

Portanto, com a série (RE) Educar, reforçamos esse objetivo de aprofundar os assuntos. Além deste podcast sobre racismo, vamos falar sobre outros assuntos que precisam ser debatidos.

Comente o podcast sobre machismo

Para sugestões, críticas e comentários sobre nosso podcast sobre machismo, fale com a equipe através do formulário abaixo. Todo comentário é bem-vindo.

Deixe uma resposta