Episódio 5 – Vamos ser sustentáveis juntos?

Por Mariana Valverde

Chegamos ao último episódio deste Especial sobre sustentabilidade, onde você ficou sabendo mais sobre os riscos do plástico na nossa vida e como é uma rotina sem ele, além de outros questões ligadas a consumo e produção de lixo.

Para finalizar esta semana, resolvemos separar 10 dicas para você conseguir ser mais sustentável no dia a dia, e contribuir para a biodiversidade, para nossa saúde e para o meio ambiente.

Vamos juntos nessa?

1 – Sem sacolas plásticas!

Você está precisando ir ao mercado? Então leve aquela sacola retornável. E se não tem, não se preocupe, ela costuma ser vendida no próprio supermercado e não custa caro! Se você pensar no custo benefício que ela tem, vai compensar, né?

2 – Compre produtos a granel

Quando você vai à feira ou mercado, tente comprar mais produtos a granel, assim você não desperdiça embalagem. Você pode criar em casa mesmo a sua própria sacola retornável ou redinha, que não pesa e fica fácil de levar.

3 – Copos reutilizáveis

Em casa e na empresa, tenha seu copo de estimação. Assim você não fica gastando com copos descartáveis, afinal, uma passadinha de água resolve tudo, né?

4 – Canudos reutilizáveis.

Vai sair de casa e beber aquele milk shake? Ou aquele refrigerante? Então recuse o canudo e utilize o seu! Na internet você encontra canudos de diversos tamanhos e preços para conseguir utilizar onde quiser.

5 – Pense antes de comprar!

Não seja consumista! Antes de comprar qualquer item, pense se você realmente precisa. Afinal, mais compras significa mais coisas para jogar fora depois.

6 – Seja responsável na hora de comer

Você sabia que as cascas podem servir para outras receitas? E já pensou também em comprar produtos orgânicos ao invés dos industrializados? Assim você desperdiça menos lixo e ainda tem uma alimentação mais saudável.

7 – Prefira a bike ao carro

Ou vá a pé! Assim você gasta menos combustível, emite menos poluição e ainda faz aquele exercício diário.

Se você não pode ou não curte caminhar, nem pedalar, prefira o transporte público. Assim você também emite menos poluição.

8 – Separe seu lixo corretamente!

Não é de uma hora para outra que você vai deixar de produzir lixos, né? Por isso é importante, pelo menos, que você faça a separação correta do lixo orgânico e do reciclável.

9 – Mude a rotina com produtos de limpeza

Na internet você encontra diversas receitas caseiras e produtos que são biodegradáveis, assim você não prejudica tanto o meio ambiente e continua deixando seu ambiente cheiroso e limpinho.

10 – Seja consciente!

Sua rotina não precisa mudar drasticamente para você ter atitudes conscientes no seu dia a dia. Seja em casa, entre amigos ou no local de trabalho, busque sempre maneiras de evitar o desperdício (de comida, água e lixo) e pense sempre no coletivo. A sociedade e os animais (marinhos ou não) merecem um ambiente melhor para viver.

E aí, você curtiu nossas dicas?

Espero que este nosso Especial tenha sido engrandecedor para você. A ComTempo está de portas abertas para aprender e repassar aprendizados e histórias de vida.

Até o próximo Especial!

Deixe uma resposta