Episódio 4 – Sustentabilidade na palma da mão

Por Mariana Valverde

Como você tem acompanhado nos episódios desta semana, ser sustentável requer mudança de hábitos, menos desperdício e compra consciente, né? Por isso, resolvemos apresentar a vocês a história da Paz em Gaia, uma loja que vende produtos sustentáveis e tem a intenção de mudar o hábito de muita gente. Além disso, eles têm a missão de contribuir no processo de regeneração da Mãe Terra e no desenvolvimento pessoal, através de conteúdos e produtos inspiradores.

Paz em Gaia

Paz em Gaia significa Paz na Terra. Gaia, na mitologia grega, era a deusa mãe, que trazia força feminina e poder regenerador. Além disso, sua história é sinal de vida e fertilidade, trazendo abundância.

Ou seja, o nome traz uma conexão direta com a Terra.

Conheça a loja online

Márcio Gennari é engenheiro e trabalhava em uma multinacional, mas ele tinha o sonho de trabalhar com produtos significativos que iriam gerar um impacto positivo para a sociedade; “trabalhar com propósito”, segundo ele. Por isso, com inovação e sustentabilidade, surgiu a loja online Paz em Gaia em 2011.

Nessa época, Márcio resolveu começar a criar e vender canudos feitos de bambu. Segundo ele, o bambu é uma das plantas que tem maior taxa de crescimento do planeta, podendo crescer em até 1 metro por dia. Além disso, ela é abundante na natureza, ou seja, é matéria-prima que não vai faltar.

A primeira venda da loja online aconteceu no ano de 2012, quando a produção ainda era artesanal. Nesse período, venderam apena cinco canudos de bambu no ano todo. Já em 2018, com a produção profissionalizada, a venda desse item foi de 7.100 unidades. 

O crescimento aconteceu porque em 2017 a loja mudou de localização para Ilhabela (São Paulo), e conseguiram parceria que fazia todo o trabalho de coleta, corte e higienização dos bambus.

Ao longo dos anos a loja foi crescendo cada vez mais, e gerando mais lucro; sinal de que as pessoas estavam ficando cada dia mais preocupadas, buscando e comprando itens reutilizáveis.

O que posso comprar para ser mais sustentável?

Você pode começar comprando coisas que já usa no dia a dia, mas substituindo por itens que não serão descartados ou que não farão mal ao meio ambiente, como produtos de limpeza, canudos, ecobags e copos.

Existem diversos produtos disponíveis no catálogo online da Paz em Gaia que você pode comprar e mudar seus hábitos, como garrafas, copos, ecobags, talheres, canudos, produtos de limpeza, composteira e até itens de decoração. Além disso, a loja tem diversos produtos para crianças, para prática de yoga, itens para crescimento pessoal e íntimo, aromaterapia e outros acessórios.

Atualmente, os produtos mais vendidos pelo site são cadeiras de meditação, copos de silicone reutilizáveis e talheres de bambu.

E aí, curtiu saber quais produtos sustentáveis você pode adquirir para mudar sua rotina?

A ComTempo agradece a Loja Paz em Gaia que nos cedeu a entrevista, podendo contribuir com o aprendizado, além de contribuir diretamente com o meio ambiente.

Se você ficou interessado, clique aqui para acessar a loja online.

Deixe uma resposta