Que história é essa de ser sustentável?

Por Mariana Valverde

Esta série de reportagens sobre sustentabilidade está abrindo a programação de aniversário de 2 anos da ComTempo. Preparamos muitos conteúdos especiais! Continue nos acompanhando para conferir tudo!

Você já ouviu aquela história de que em 2050 o oceano vai ter mais plásticos do que peixes? Ou aquele Instagram que fica dizendo “quando for na feira, leve sua própria sacola reutilizável”? E também tem aquele amigo que fica dizendo para você levar seu canudinho de casa, né? É, tudo isso faz parte dessa nossa edição especial sobre sustentabilidade, onde vamos falar sobre o problema desse tal de plástico!

Já pensou nos seus hábitos do dia a dia?

Você é daquele tipo de pessoa que se preocupa com o que está consumindo e descartando ou simplesmente “vive a vida”? Porque depois desse Especial, garanto que você vai começar a olhar para o seu lixo com outros olhos. Afinal, a sociedade brasileira atual não está exatamente se preocupando com o lixo que está jogando fora, né?

Aliás, você já parou para analisar quanto de plástico consome no dia a dia? Quando você acorda e vai para o banheiro, a escova de dente é feita de quê? Aí você compra seu pão na padaria, e ele vem dentro de uma sacolinha de papel e outra de…? Se você pede um delivery no almoço, provavelmente a sacola também vai estar lá. O plástico está em cada detalhe do nosso cotidiano. No copo descartável, na caneta, na capinha do celular, na embalagem do supermercado… Então, faça esse exercício: separe o lixo que você consome o dia todo. No final do dia você vai se surpreender!

Como estamos agora?

Segundo a pesquisa realizada em 2013 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), o Brasil é o 5º país na maior produção de resíduos sólidos urbanos. Isso quer dizer que cada um de nós produz, em média, 1,1kg de lixo por dia.

Desse tanto de lixo que a gente produz, só 60% vai para um destino correto, e o restante tem destino completamente inadequado. Aliás, só para você saber, esse “restante” corresponde a 24 milhões de toneladas (que dá, mais ou menos, uns 168 estádios do Maracanã!).

O Ministério do Meio Ambiente, no Brasil, tem alguns programas como “Lixão Zero”, que cuida dos resíduos que são levados aos lixões brasileiros. Além desse, tem o programa “Combate ao Lixo no Mar” que tem o objetivo de coletar resíduos encontrados no mar em mais de 100 municípios litorâneos.

Outros fatos interessantes (e chocantes)!

– O Fórum Econômico Mundial de Davos informou em 2016 que em 2050 o oceano terá mais plásticos do que peixes, caso a gente continue tendo essa rotina de consumo e desperdício de plástico.

– Em 65 anos (de 1950 a 2015), o mundo produziu mais de 8 bilhões de toneladas de plástico, mas reciclou apenas 9% desse total. Disso, 12% foi incinerado e 79% está por aí, em aterros ou no meio ambiente. Os dados são da revista Science Advances.

– Você sabia que o plástico demora mais de 400 anos para se decompor? É por isso que aterros ilegais são um grande problema. Segundo informações da Abrelpe, de 2017, o Brasil possui cerca de 3 mil lixões e aterros irregulares.

– Todo ano, cerca de 100 mil animais marinhos morrem por causa do plástico. A União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) informou que cinco das sete espécies catalogadas de tartarugas marinhas correm o risco de sumir dos oceanos. Além disso, até 2050, 99% das aves marinhas, como albatroz e pelicano, terão ingerido plástico.

Mas para quê pensar nisso?

A nossa casa é o meio ambiente, por isso, devemos cuidar dela, né?

Nos próximos episódios você vai saber mais informações sobre qual é a nossa situação e qual o risco que o plástico traz para nossa vida. Além disso, vai conhecer pessoas reais que podem te ajudar a diminuir o consumo diário e ainda a produzir lixo zero.

Acompanhe o nosso Especial!


FALE COM A GENTE!

Deixe uma resposta