De professora a empreendedora

Por Mayra Carvalho

Segundo pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil possui cerca de 52 milhões de pessoas que têm um negócio próprio. Sunamita Carvalho da Silva, de 48 anos, é uma delas. Depois de anos como professora, mudou de cidade e iniciou seu próprio negócio no ramo dos produtos de beleza.

ComTempo – Conte-nos um pouco da sua história antes do empreendedorismo.

Sunamita – Sempre levei minha vida de uma forma bem reservada, embora minha profissão me levasse a envolvimento com várias pessoas de diversas classes sociais. Sou professora pedagoga há 20 anos e sempre exerci funções na área da educação em uma pequena cidade onde casei e criei meus três filhos. Mas foi quando eles concluíram o ensino médio e precisaram entrar para a faculdade que nos mudamos para outro Estado. Nesse período abandonei meu trabalho pois lecionava e estava gestora em uma escola de ensino fundamental menor. Ao chegar a essa outra cidade, trouxe na bagagem expectativa de sucesso na carreira profissional, pois acreditava fielmente que com um bom currículo e já pós-graduada como psicopedagoga não iria me faltar oportunidade de bons trabalhos nessa área, não imaginava a reviravolta que minha vida daria. Então, depois de muitas viagens periodicamente a órgãos públicos com uma pasta de currículo em mãos e sempre uma resposta negativa aos meus pedidos de emprego, me dei conta de que só um bom currículo não seria suficiente. É preciso pessoas influentes nesses setores.

ComTempo – Como surgiu a ideia de começar algo novo?

Sunamita – Depois que passei a morar em um outro Estado e não conseguir emprego na minha área, se iniciou um período de frustração, sensação de inutilidade e início de depressão, passando a não ter vida social, longe de amigos e familiares. Foi um período de desgaste emocional. No início, me tornei consultora apenas para adquirir produtos mais em conta pra mim e minha família. Depois fui oferecendo para vizinhos e pessoas próximas. Com o tempo meu esposo me incentivou a usar o lucro das vendas para comprar mais produtos e ter sempre a pronta entrega. Esse espaço cresceu com o apoio de meu esposo e filhos. Hoje eu chamo esse espaço de “lojinha”, onde recebo clientes, amigos e pessoas conhecidas. Assim posso sonhar, planejar. Melhor dizendo, viver.

Comtempo – E os planos para 2020, quais são?

Sunamita – Quero ampliar meu espaço e ter mais variedades. E, de fato, me tornar uma empresária!

ComTempo – Qual o maior desafio e o maior aprendizado com esse novo caminho que está seguindo?

Sunamita – O maior desafio é conquistar e fidelizar novos clientes. Alguém disse: “por uma família assim daria minha vida”. E digo, pela minha família mudei de vida. Hoje sou revendedora de produtos de beleza, perfumes e cosméticos. Apostei nesse setor totalmente diferente de tudo que já vivi, mas sempre de cabeça erguida, pois acredito que os problemas surgem para serem enfrentados e solucionados. Nunca devemos fugir. Quando fugimos o problema não acaba, só cresce. Não me arrependo. Foi aqui que conquistei novas amizades, mantendo minha família sempre unida e me esforçando para estar presente em todos os momentos. Aqui tenho oportunidade de crescer e sonhar cada vez mais alto.

Deixe uma resposta