Nota de repúdio: saia imediatamente, presidente!

Por Marcos Pitta

Foram 208 casos de ataques a veículos de comunicação e a jornalistas registrados em 2019 e apresentados em relatório pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

121. Número de casos de violência contra jornalistas e veículos de comunicação em que, sozinho, o presidente Jair Bolsonaro, em um ano de governo causou, representando 58,17% do total.

Absurdo. Palavra que define essas estatísticas e socorro é o pedido que qualquer profissional sério de comunicação pede toda vez que sai para uma coletiva com o presidente ou que publique algo que, talvez, vá contra seu pensamento (e não podemos esquecer, de seus apoiadores).

Agredir, mesmo que verbalmente, um jornalista que cumpre sua missão de informar seja ela qual for a notícia, é um atentado contra à ética, à seriedade, aos anos de estudo daquele profissional violentado e, principalmente, à informação.

Esse editorial, presidente, é uma nota. Uma nota de repúdio a sua pessoa, as suas atitudes, aos seus pensamentos e a sua agressão contra nós profissionais de comunicação.

Afinal, desrespeito deveria ser o seu sobrenome. Em meio a uma pandemia mundial decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em relação ao Novo Coronavírus, o senhor preferiu se desviar da gravidade, contrariar regras, pedir para que o isolamento social (melhor remédio contra esse vírus maldito) seja finalizado.

Isso não surpreende ninguém quando os dados provam que você é o responsável por mais de 58% das violências contra jornalistas em apenas um ano de governo. Podemos então usar essa estatística como parâmetro do que vem por aí ou do que você quer que venha por aí. Uma espécie de guerra.

É guerra que você quer? Pois não vamos dar. Aliás, vamos. Mas sabe como? Informando. Analisando. Combatendo às fake news. Respeitando as regras que você não respeita. E o melhor de tudo presidente, o jornalista sempre vai prevalecer, sempre vai ficar. Pois a informação… Ahhh, a informação. Ela é essencial e não tem violência que nos faça parar. Quanto mais o senhor bate, mais a gente informa.
Afinal, porque mesmo você ainda não se retirou? Saia imediatamente.

Deixe uma resposta