Episódio 2 – Luta: a transformação por meio da educação

Por: Mariana Valverde

A única forma da gente mudar nossa realidade, o mundo a nossa volta e a gente se transformar é por meio da educação.

É com essa frase que iniciamos o segundo episódio do nosso especial que mostra a importante luta dos professores.

O protagonista deste episódio é Lucas Dias Dionísio, tem 22 anos, recém formado em Letras e Língua Portuguesa com domínio de Libras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Sua relação com a profissão veio logo cedo, na sexta série do Ensino Fundamental. Para ele, algumas professoras foram essenciais na decisão: “tive uma professora de português que me inspirou muito. Nessas aulas, falei: ‘é isso, eu quero seguir nessa linha, nessa área’”, conta.

Mas sua busca pela formação não foi um mar de rosas. Por um período, ele desistiu de seguir seu coração, foi para o tradicional cursinho pós Ensino Médio, e foi então que, mais uma vez, havia uma luz em sua vida. “Tive mais uma professora inspiradora. Não que os outros não sejam, mas algumas me marcaram muito. Aí o pensamento estava na minha vida eu falei ‘é isso, não posso fugir’ e prestei Letras. Me formei dia 8 de fevereiro desse ano”, revela.

A única forma de mudar a realidade é por meio da educação

Além das professoras inspiradoras, o apoio dos seus pais foi de extrema importância. E ele recebeu muito apoio. “Minha mãe é formada em História e Serviço Social, então ela sempre acreditou muito na educação, sempre pensando que esse era o caminho”, conta Lucas.

E com seu pai não foi diferente, sempre ensinando que a educação transforma o mundo: “meus pais sempre colocaram isso para mim e para minha irmã de forma muito importante, que a única forma da gente mudar nossa realidade, o mundo a nossa volta e a gente se transformar é por meio da educação”, enfatiza.

Afinal, cadê o trabalho?

Para Lucas, não ter entrado no mercado de trabalho ainda é uma opção pessoal. “Por algumas questões de saúde e de não me encaixar muito em determinados ambientes que acredito ainda não estar tão preparado. Mas estou trabalhando muito nisso, estudando e me qualificando”. O professor explica que está preparando sua voz e mais qualificações para se dedicar totalmente à área.

Sua opinião sobre a desvalorização reflete a revolta: “A minha profissão ser desvalorizada é latente, é gritante, é preocupante. Porque nós, professores, somos responsáveis pela formação de todas as outras profissões. Nós passamos por muitos problemas, desde questão de estrutura, apoio governamental, apoio da escola, suporte dos outros professores, da sociedade, dos pais, dos alunos… eu acho que para exercer a profissão, o docente tem que ser algo que trabalhe não só questões acadêmicas, mas questões humanas. Tanto para os alunos, quanto para nós”, desabafa.

Lucas ainda pontua que as pessoas têm que saber lutar junto aos professores, já que a educação é benefício para todos. “Muita gente reclama e sabe que a educação passa por diversos problemas, mas não faz por onde. Não cobra de governantes ou da própria população, as questões de mudanças”.

O jovem ainda fala sobre o apelo ao Governo: “eleger um presidente, um governador, que vá justamente contra o que a educação prega e o que os professores buscam, é um suicídio coletivo do futuro da nossa profissão e da nossa sociedade”, constata.

O futuro é ir contra a maré

O objetivo do Lucas é fazer com o que os alunos acreditem nos próprios sonhos. “A nossa profissão é ir contra a maré e mostrar para os alunos acreditarem nos sonhos. Parece utópico, mas é essa a função do professor, além da formação humana e acadêmica”, diz.

Mas além desse, seu grande objetivo é lutar.

“Nosso futuro enquanto professores é incerto e um lugar escuro, que não sabemos o que vai ser, como vai ser e se vai ser. Mas acredito que o grande objetivo é lutar. Ser resistência. Nossa classe precisa se unir e receber apoio. É só pela educação que é possível transformar. Eu quero colaborar e fazer parte desse processo para ir contra essa maré”, finaliza.

Lucas, a ComTempo aplaude, de pé, sua coragem e garra para seguir em frente e agradece sua participação e sua luta para a evolução da nossa educação.

A força de vontade do Lucas Dionísio, apresentada neste segundo episódio, dá espaço à dedicação que fez outro Lucas continuar insistindo na profissão.

O próximo episódio da nossa série especial, apresenta a vocês o Lucas Cruz, docente que está há anos nessa luta diária. Com seu jeitinho e muito amor, ele traz como companheiros da sua trajetória acadêmica, a afinidade e o ensino com os alunos.

Se você ainda não viu o primeiro episódio, é só clicar aqui.

2 comentários sobre “Episódio 2 – Luta: a transformação por meio da educação”

  1. Estou amando a série, ler outras formas de enxergar a minha profissão é muito gostoso. Mais gostoso ainda é ler textos da Mariana… amooo. Comtempo top como sempre.

  2. Pingback: Episódio 4 – Mudança: outros rumos que a vida me deu - ComTempo

Deixe uma resposta