Episódio 4 – Facilitando a rotina dos Vegs

Escrita por: Mariana Valverde
Edição: Marcos Pitta

No episódio anterior, a entrevista com a nutricionista nos fez entender que a refeição ideal pode ser diferente para cada pessoa. No quarto episódio desse especial, entrevistamos Thais Cechini, cozinheira, mãe, designer e estudante de nutrição, que montou um restaurante vegano.

Comida Vegana Sim

Vegana há seis anos, Thaís cozinhava suas próprias ideias e os amigos pediam as dicas, receitas e até mesmo a comida pronta. Foi assim que nasceu o Comida Vegana Sim. “Nasceu assim e hoje visa mostrar que comida vegana, além de saudável e nutritiva, é também muito saborosa. A gente descobre muitos sabores diferentes quando deixa de comer carne e começa a conhecer uma variedade maior de alimentos”, conta.

Abaixo, confira a entrevista completa com a empresária:

ComTempo: Quando decidiu seguir esse ramo?

Comida Vegana Sim: De alguma forma sempre estive envolvida com comida saudável. Trabalhei como designer por vários anos na produção de uma revista sobre comida para uma grande indústria alimentícia. Ali, entendi bem como funciona esse mundo de indústrias de alimentos e posso afirmar que há bem pouco de comida de verdade ali.

Depois, fiz parte do CAE (Conselho de Alimentação Escolar em São Paulo) onde tive contato com as nutricionistas que cuidam da alimentação nas escolas públicas municipais da cidade de São Paulo, pude compreender de onde vêm os alimentos, como são armazenados, como são as regras de higiene e funcionamento das cozinhas, além de ter conhecido vários projetos muito bacanas que incentivam uma alimentação balanceada e de qualidade para as crianças nas escolas. Foi uma época bastante rica!

Depois das experiências acima veio a experiência pessoal: considerei o veganismo na vida e resolvi levar isso para quem quiser provar da minha comida!

CT: Qual foi sua motivação?

CVS: Adoro cozinhar, adoro comida vegana e quero apresentar esse mundo para cada vez mais pessoas. O que a gente coloca no prato define além da nossa saúde, a vida do planeta onde vivemos. As fazendas de criação de animais e aves para consumo humano são um verdadeiro campo de exploração animal. Os bichos levam uma vida triste e massacrante até o momento em que são abatidos. A gente se distanciou tanto da natureza e esquecemos que há vida ali.

Penso que se a gente pudesse perguntar aos bichos o que eles acham de ter a sua vida dedicada exclusivamente ao consumo humano eles diriam que querem a vida deles para eles.

Além da questão do sofrimento animal há de se pensar no elevado consumo de água para produzir 1 único quilo de carne, na quantidade de mata e terra indígena que é desmatada e/ou invadida para criação de gado ou produção de soja e milho transgênicos destinados à alimentação desses bichos.

Quando a gente começa a ver, a conta do churrasco fica alta!

Aqui no restaurante a gente dá prioridade aos alimentos agroecológicos. Então, além de boa parte do que a gente usa na cozinha ser livre de agrotóxicos, contribuímos com a geração de renda de vários pequenos produtores. Como essas pessoas produzem o próprio alimento e vivem na terra onde plantam, há uma preocupação enorme em não usar agrotóxicos, pois isso comprometeria a própria saúde deles.

O que me motiva é saber da possibilidade em oferecer uma comida deliciosa, de primeiríssima qualidade, oferecendo ótima saúde para quem consome e contribuindo com a geração de renda para pequenos produtores, além de deixar de financiar todo esse sofrimento animal e desastre ecológico que comentei acima.

CT: Percebe que o público está cada vez maior?

CVS: Sim, o público vegano só aumenta no Brasil e no mundo. As pessoas estão se permitindo experimentar outros sabores e adquirindo consciência. Hoje, é muito fácil ter informação, basta querer, pois há organizações e estudos sérios sobre alimentação vegetariana e vegana e só não adere quem não quer! 

 CT: Quantos clientes atende, em média, por semana ou mês?

CVS: Existe uma variação, mas em média 120 por semana divididos entre os clientes que fazem parte do nosso plano mensal e os semanais avulsos que aparecem todas as semanas.

O perfil do Comida Vegana Sim, no Instagram apresenta uma variedade de pratos que são preparados. Thaís garante que é oferecido um cardápio novo por semana, sem repetir o mesmo prato num período de 30 dias.

Tem para todos os gostos e estilos, basta dar uma chance, basta prestar atenção na sua alimentação e se predispor a experimentar. O mercado cresce a cada dia, o público está cada vez mais faminto por novidades e novos sabores e Thaís é um exemplo claro, entre tantos espalhados pelo Brasil e pelo mundo de que é possível tirar a carne da alimentação.

O último episódio desta série, a ser publicado amanhã traz a história de pessoas que adotaram o estilo vegano de alimentação. Você que já descobriu, lá no episódio 2, como é ser vegetariano, vai ver amanhã, como são os veganos. Não perca.

Confira nossa série especial sobre vegetarianismo e veganismo clicando aqui.

Fale com a gente!

Deixe uma resposta