Episódio 2 – Como é ser vegetariano?

Escrito por: Mariana Valverde
Edição: Marcos Pitta

No primeiro episódio deste especial contamos como as pessoas estão mudando sua alimentação e, a cada dia, mais vegetarianos e veganos surgem no Brasil e no mundo.

No especial de hoje, entrevistamos Adão de Lima, 23 anos, engenheiro de produção. Há 9 meses ele decidiu mudar sua alimentação por causa da saúde e também após assistir um documentário sobre o assunto. Vamos entender como essa história começou? Afinal, como é ser vegetariano?

A indústria da carne

O documentário “What The Health”, disponível na plataforma streaming Netflix, mostra como os processos da indústria afetam nossa saúde. Foi depois de assistir, que Adão percebeu a necessidade em mudar sua alimentação: “Após tomar a decisão fui me aprofundar mais no assunto. Foi então que entendi a causa animal e toda questão economia financeira que cerca a produção da carne e sua comercialização”, conta.

Dos mesmos produtores de “Cowspiracy – O Segredo da Sustentabilidade” (2014), o documentário “What The Health” (2017) traz uma nova forma de ver como o alimento considerado nocivo à saúde é transformado até chegar aos mercados como “saudáveis”.

Adão está na alimentação sem carne há 9 meses: “Gosto de me denominar ovolactovegetariano”. Essa nomeação se dá a quem não consome carne animal, mas ainda consome leites, ovos e seus derivados.

Qual é a maior dificuldade de tomar essa decisão?

A maior dificuldade foi adaptar o cardápio. “A carne animal culturalmente e vista como parte principal de todas as refeições, tirar essa ideia é difícil, mas temos muito mais tipos de legumes do que cortes de carne. Então, pesquisar como fazer esse complemento tornou-se a parte principal foi a maior dificuldade”, declara.

Inclusa nessa dificuldade está a alimentação fora de casa. Afinal, onde um vegetariano come?

Os restaurantes e a falta de opções

Atualmente, algumas redes de fast food como o McDonald’s e Burger King oferecem opções vegetarianas para seus consumidores, mas se comparar com a quantidade de produtos que ainda contém carne, a diferença é grande.

Para Adão, a crítica é válida: “sempre temos várias opções de carne e uma única opção vegetariana, onde é feita e preparada junto com as opções que vão carne, podendo contar trações e resquícios desses preparos”, diz.

Além das redes de fast food, sair de casa é sempre uma dificuldade já que a maioria dos restaurantes ainda não tem opções vegetarianas. “Problemas em comer fora sempre temos, sendo vegetariano encontro diversos, um vegano que possui um cardápio mais restrito é quase impossível”, completa Adão.

O vegetariano ainda conta que os restaurantes que tem cardápios padronizados trazem opções “vegetarianas” sempre com legumes e folhas e contendo algum tipo de carne, como peru ou bacon, “o vegetariano sempre tem que customizar o prato para retirar as coisas de origem animal”, finaliza.

Ao final, chegamos à conclusão que, apesar deste mercado estar em constante crescimento, ser vegetariano e driblar o conceito de que carne é um elemento necessário no prato do ser humano ainda não é uma opção fácil, mas está caminhando para ser um caminho mais flexível. O fato deste número estar crescendo, mais opções chegam ao mercado, novos comércios voltados para este estilo de alimentação estão surgindo e especialistas conseguem explicar como retirar a carne do cardápio pode ser saudável e que este alimento não é essencial nas refeições.

No próximo episódio desta série especial, a ComTempo ouviu uma nutricionista que vai indicar qual a melhor dieta a seguir e nos contar quais as vantagens e desvantagens de consumir carne. Não perca!

Se você não leu nosso primeiro episódio explicando o que é o vegetarianismo e o veganismo, clique aqui e não perca nada.

E você que acompanha este especial, é vegetariano e já passou por alguma situação ou quer nos relatar sua história e motivação para aderir a este estilo de alimentação. A gente quer saber!

Fale com a gente!

2 comentários sobre “Episódio 2 – Como é ser vegetariano?”

  1. Pingback: Episódio 3 – Com a palavra, a nutricionista - ComTempo

  2. Pingback: Episódio 4 – Facilitando a rotina dos Vegs - ComTempo

Deixe uma resposta