Episódio 1 – Vegetarianismo e Veganismo: que estilo de vida é esse?

Por Mariana Valverde
Edição: Marcos Pitta

A ComTempo, sempre pronta para contar histórias, resolveu mergulhar, neste especial, em estilos de vida e alimentação que crescem a cada ano: o vegetarianismo e o veganismo. Para esta série, abrimos os ouvidos para conhecer histórias de quem escolheu viver esta rotina, de quem tira o sustento deste universo e também quem entende de alimentação.

Neste primeiro episódio, o foco está em apresentar os dois termos, exemplificar que existem outras derivações destes estilos e mostrar como o mercado está abrindo os olhos para este conceito alimentar e o grupo de pessoas cada vez maior envolvido dentro dele.

Entendendo os regimes alimentares

O vegetarianismo é o regime alimentar que exclui do cardápio todos os tipos de carne animal. Existem, no entanto, alguns tipos que são classificados assim:

  • Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
  • Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
  • Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.

Já o veganismo é uma prática que busca excluir da rotina todo material e alimento que seja considerado de origem de crueldade animal.

Os dois estilos de vida são praticados por diversos motivos: saúde, já que algumas pesquisas comprovam o benefício de consumir mais produtos orgânicos e retirar a carne da alimentação; meio ambiente, pois florestas são desmatadas para construir pastos e áreas para bois e também pela causa ética animal, já que quem sofre diretamente com o consumo de carne é o próprio animal.

O crescimento no Brasil

O vegetarianismo no Brasil tem crescido cada dia mais. Segundo a pesquisa mais recente do IBOPE, realizada em 2018, 14% da população se considera vegetariana.

Isso mostra um crescimento de 75% em relação a 2012. O número atual demonstra que no Brasil existem cerca de 30 milhões de vegetarianos.

Mas, e os veganos?

O número de veganos ainda não é declarado no Brasil, mas a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fez uma estimativa comparado a outros países. Confira:

“Nos EUA, cerca de 50% dos vegetarianos (16 milhões de pessoas) se declararam veganos em pesquisa recente do Instituto Harris Interactive; No Reino Unido, cerca de 33% dos vegetarianos (1,68 milhões de pessoas) se declararam veganos (Ipsos MORI Institute).

Se adotarmos a porcentagem mais conservadora (33%), temos que dos 30 milhões de brasileiros vegetarianos, cerca de 7 milhões seriam veganos”, diz a estimativa.

O mercado alimentício

No Brasil, diversos produtos já são pensados para atingir esse público ainda restrito. Mas em 2015, na Europa, dos novos produtos lançados, 14% eram vegetarianos ou veganos. No continente, o mercado cresceu 150% de 2013 a 2015. As informações são da SVB.

Mas como anda o mercado brasileiro? E as pessoas que mudaram o estilo de vida e tiraram a carne do cardápio? Durante nosso especial traremos mais informações, entrevistas com profissionais do ramo e com adeptos das diversas práticas.

No segundo episódio, você vai conferir a entrevista com um vegetariano e descobrir como é adotar este estilo de alimentação, bem como conhecer os argumentos de quem começa a seguir este conceito alimentar. 

Fale com a gente

 

2 comentários sobre “Episódio 1 – Vegetarianismo e Veganismo: que estilo de vida é esse?”

  1. Pingback: Episódio 2 – Como é ser vegetariano? - ComTempo

  2. Pingback: Episódio 3 – Com a palavra, a nutricionista - ComTempo

Deixe uma resposta