Episódio 2: Outubro Rosa, o melhor caminho é a prevenção

Escrita por: Mariana Valverde

Nesse segundo episódio sobre o Outubro Rosa, a ComTempo entrevistou a Dra. Priscila Rosique, médica especialista em ginecologia e mastologia, que nos contou sobre os sintomas ocultos do câncer de mama, importância do exame e conscientização da campanha Outubro Rosa. Então, se você já leu nosso primeiro episódio e entendeu o surgimento desta campanha de prevenção ao câncer de mama, fique atento neste novo capítulo.

De acordo com Rosique, este câncer não dá sinais claros: “o câncer de mama é totalmente assintomático. Alguns sinais são: caroço visível e/ou palpável na mama ou axila, retração ou abaulamento na pele da mama, mama avermelhada e saída de líquido cristalino ou sangue pelo mamilo”, afirma. Por isso a atenção deve ser redobrada.

Para quem descobre a doença, tanto no início como no estágio avançado, é preciso procurar um mastologista para fazer avaliação e iniciar o tratamento o quanto antes.

Por que surge a doença?

De 10 a 15% dos casos são hereditários, quando há alteração genética. “Mas também há casos em que não há história de familiar com a doença”, explica a doutora, que continua dizendo: “a doença surge através de uma célula anormal, mutada, que se multiplica desordenadamente, fazendo surgir o tumor”.

E é preciso estar atenta: a Sociedade Brasileira de Mastologia indica a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos de idade.

A prioridade é se prevenir

Rosique explica que o exame é exigido anualmente, pois como ele não apresenta sintomas no início, só vai ser diagnosticado através dos exames de imagem. “É de extrema importância o diagnóstico precoce, pois a chance de cura do câncer inicial é de 95%”, afirma a médica.

E ela ainda faz um alerta para as mulheres que colocaram prótese de silicone nas mamas: “o silicone não altera o risco do câncer de mama. A indicação de rastreamento continua a mesma das mulheres que não tem silicone”, explica.

No geral, as mulheres andam se cuidando e se prevenindo mais. “Pela quantidade de informação nos meios de comunicação e incentivo ao exame de rotina, hoje pegamos poucos casos muito avançados”, conceitua Rosique, que continua: “Por isso, a conscientização é tão importante, pois faz com que a mulher não se omita em relação a sua saúde”.

Outubro Rosa

É nesse mês que as mulheres mais ouvem falar desse assunto, consequentemente, acabam procurando mais prevenção. A mastologista conta que em seu consultório, as consultas sempre acabam aumentando nesse mês.

Mas é preciso lembrar que esse assunto deve ser tratado o ano todo. Prevenção não tem data, nem momento certo. É preciso se cuidar. E cuidado é prevenção!

Em seu Instagram, Dra. Priscila Rosique mostra o seu dia a dia. Então, se tiver interesse, clica lá: @drapriscilarosique e no Instagram @cancerdemama ela dá dicas, relatos e conscientização sobre a doença.

Fale com a gente!

Deixe uma resposta