Episódio 1: Outubro Rosa, um ato de amor próprio

Escrito por: Mariana Valverde

Outubro é o mês que ficou marcado pela campanha da luta contra o câncer de mama.  Chamada Outubro Rosa, a ação surgiu inicialmente nos Estados Unidos. Foi no século 20 que a Fundação Susan G. Komen for the Cure, instituição que luta pela prevenção,  distribuiu, pela primeira vez, laços rosas em uma corrida em Nova York. Então, desde 1990, virou tradição na cidade. Pouco tempo depois,  se espalhou pelo mundo,  tornando-se símbolo oficial desta luta.

No Brasil, a campanha teve destaque em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo teve iluminação especial em rosa para divulgar a campanha. Desde então, grandes monumentos tem a mesma atitude para se aliar à causa.

Hospital de Amor

Desde 1967, o Hospital de Amor, localizado em Barretos, interior paulista, vem fazendo um trabalho gratuito de prevenção e tratamento de todos os tipos de câncer. A ideia surgiu nos anos 60, quando o único hospital especializado fiacava em São Paulo e os pacientes de baixa renda não encontravam tratamento para a doença no interior.

O Hospital de Amor foi crescendo e continua, a cada ano, abrindo as portas para mais pacientes. A ComTempo entrou em contato com o Hospital que divulgou dados referentes ao último ano. Em 2018, foram cerca de 14 mil novos casos de câncer registrados e pessoas dos 26 estados brasileiros atendidas. Foram computados ainda, 948.842 atendimentos na unidade, somente no ano passado.

No total, 380 médicos trabalham nas 11 unidades fixas de prevenção e nas 5 unidades fixas de tratamento. Além disso, existem 27 unidades móveis que rodam o país fazendo exames gratuitos de prevenção.

Ainda de acordo com o HÁ, no Brasil, somente em 2019, há estimativa de 59.700 incidências de novos casos de câncer de mama. O que mais abre alerta para o exame preventivo é que a cada semana, um novo caso da doença é descoberto em uma mulher que não sente nenhum sintoma.

Prevenção é sinônimo de cura

Segundo pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o câncer de mama é um dos mais comuns nas mulheres do mundo todo. Dos 185 países estudados, em 154 o câncer de mama prevalece. Por isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que mulheres acima de 40 anos façam a mamografia anualmente.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização a todas as mulheres. Outubro é o mês, mas é importante se cuidar e tratar do assunto o ano todo. Quem previne, tem 95% de chances de se curar, por isso, cuide de quem você ama, cuide de você!

No segundo episódio, você vai conferir a entrevista com uma especialista em câncer de mama. Não percam.

Escrito por: Mariana Valverde

Fale com a gente!

 

Deixe uma resposta