Quinze minutos de leitura ou duas horas na internet?

Elenilde Corrêa

Quanto tempo do seu dia você dedica a atividades relacionadas à internet? Um estudo realizado pelo Hootsuite e We Are Social, mostra que o Brasil é um dos países campeões no acesso a aplicativos (o brasileiro passa em média nove horas e quatorze minutos por dia conectado), ficando atrás apenas da Tailândia (com nove horas e trinta e oito minutos).

Agora eu te pergunto, qual foi a última vez que você leu um livro? Fiz essa pergunta para algumas pessoas do meu convívio social e nenhum dos que foram questionados leu ou comprou um livro nos últimos seis meses.

O hábito pela leitura ainda não está totalmente presente no dia a dia dos brasileiros. No ranking dos países que mais leem, o Brasil não ocupa uma posição favorável. Dados realizados pela pesquisa Retratos da Literatura, do Instituto Pró-Livro no ano passado, apontam que 44% da população não lê e outros 30% nunca comprou um livro.

Já pensou nos benefícios que a leitura pode trazer para nós seres humanos, o quanto podemos ter um vocabulário rico e adquirir conhecimentos sobre diversos assuntos? Os livros são capazes de transformar nossas vidas, seja de ficção, romances, dramas, fantasia entre outros gêneros literários que existem e que podem ser explorados. Os benefícios são enormes. Principalmente viajar sem sair do lugar.

Quando criança queremos ser super heróis, príncipes e princesas, deixamos nossa imaginação ir além, mas, e quando nos tornamos adultos o que podemos fazer para resgatar essa imaginação? É possível encontrar refúgio nos livros e tornar esse hábito primordial, tanto para os novos leitores, quanto para nossas gerações futuras. Vale lembrar que o hábito deve ser estimulado ainda na infância pelos pais e familiares da criança, para que se torne algo prazeroso quando chegar à fase adulta.

Para que a leitura se torne um hábito precisa ter disciplina: comece devagar, leia 15 minutos por dia. Não sabe por onde começar? Pesquise sobre os gêneros literários que mais se identifica, existem inúmeros canais no Youtube que são direcionados ao público leitor. Hoje, estamos na era da internet, quem lê consegue ter acesso a arquivos PDF direto no celular, baixa e-books com facilidade sem pagar nada, e não precisa pedir para que o amigo empreste um livro físico.

Mesmo com o avanço da internet e o fácil acesso a e-books, acredito que existem leitores espalhados por esse mundo que ainda preferem ter os livros físicos para poder guardar e apreciar todas as obras lidas, e quantas viagens foram feitas dentro do universo literário.

Para algumas pessoas no início pode parecer chato, mas, seja paciente, e não desista. Logo você vai descobrir a sensação maravilhosa que é mergulhar dentro das páginas. Algumas dicas valiosas para começar a ler e se entregar totalmente para esse universo: A mais importante de todas é: fique longe das redes sociais, escolha o melhor horário para você ler, procure um local com boa iluminação, não leia com sono, se o livro não funcionar escolha outro gênero, não se cobre tanto, siga o seu próprio ritmo, e leia pelo menos um livro por mês.

(Colaboração de Elenilde Corrêa, jornalista e autora do Bookstagram @leituras_daleh).

 

Deixe uma resposta