Maquiagem vegana: a beleza sustentável

Mayra Carvalho

Uma maquiagem é vegana quando não é testada em animais e não possui nenhum ingrediente de origem animal, como mel, cera de abelha, colágeno ou carmim. Esse tipo de cosmético pode conter ingredientes sintéticos para substituir a composição de origem animal. Mas isso não o desclassifica como vegano.

A blogueira Ariane Ficher, do blog AriVegan, explica que existem maquiagens veganas que são marcas totalmente veganas. Desde o fabricante até o fornecedor não há envolvimento com testes ou exploração de animais e existem maquiagens aptas para veganos, quando a marca produz cosméticos veganos, mas também possui alguns produtos que contém ingredientes de origem animal (não aptos para veganos).

A maquiagem sustentável ainda é bem recente, então é comum confundir maquiagem vegana com orgânica e natural. Mas são os detalhes que fazem a diferença. A maquiagem orgânica não é sinônimo de vegano, podendo conter derivados de animais, como cera de abelha. A maquiagem é considerada orgânica quando tem no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas. Já a maquiagem natural não possui nada desenvolvido em laboratório de forma artificial, como corantes e fragrâncias. Um cosmético é natural quando possui 95% de ingredientes naturais e 5% de matérias-primas orgânicas.

Leia a matéria na íntegra baixando a quinta edição da revista ComTempo.

Deixe uma resposta