5 Podcasts para você ouvir e ficar bem informado

Marcos Pitta

Você já ouviu um podcast? Se a resposta for sim, provavelmente você faz parte de um grupo viciado neste tipo de mídia para consumir informação. Mas, engana-se quem pensa que este recurso é novidade. No Brasil, o primeiro podcast surgiu em 2004 e se chamava ‘Digital Minds’, de Danilo Medeiros. O programa era do blog homônimo, pois o autor queria mostrar-se diferente perante aos demais blogs da época.

Agora, muitos jornais tradicionais e também os novos produzem podcasts diários e informam seus respectivos públicos. Isso acontece também com revistas e até mesmo canais próprios desta mídia. Por isso, a ComTempo preparou uma lista com 5 podcast para você ouvir e ficar bem mais informado.

Durma com Essa

Durma com Essa’ é o podcast de notícias do Nexo. Criado em setembro de 2018, o podcast do Nexo Jornal ainda é um bebê, mas está no topo da nossa lista por ser dinâmico, prático, ágil e não deixa de lado, em momento algum, o factual, a objetividade e a clareza com que os fatos são comentados e argumentados. O programa vai ao ar de segunda a quinta, sempre no fim da tarde e é apresentado sempre e dupla, quase sempre pelo editor-chefe do Nexo Conrado Corsalette, e os diretores executivos Olívia Fraga e José Orenstein.

Para ouvir, você pode acessar o portal do Nexo e também em plataformas como Soundcloud, Apple e Google poscasts, além de aplicativos de streaming como Spotify e Deezer.

Educação Política – Politize!

Se o seu foco é ler notícias sobre política ou também manter-se sempre informado sobre as questões que envolvem a política brasileira, o podcast que recomendamos é o ‘Educação Política – Politize!

Este podcast é produzido pela maior plataforma de educação política do Brasil, o Politize! Os conteúdos são totalmente gratuitos, nos mais diversos formatos, e tudo é apresentado de forma objetiva e divertida. O mais interessante é que essa apresentação de conteúdos não tem vinculações político-partidárias. Então, se sua ideia é ser ainda mais engajado neste assunto, acesse www.politize.com.br ou também procure pelo podcast no Spotify.

Braincast

O ‘Braincast’ é um dos podcasts mais populares do Brasil. Com atualização semanal, o podcast traz temas sempre atuais e com foco principal em assuntos relacionados a criatividade, inovação, tecnologia e entretenimento de forma geral.

Então, se sua ideia é manter-se informado sobre temas em geral, o Braincast pode te ajudar. Com uma plataforma diferenciada e bem instigante, você pode ter certeza que mais um podcast vai ser adicionado a sua lista de vícios.  Você pode encontrar acessando www.b9.com.br

Café da Manhã

Este podcast é feito pela Folha de São Paulo e você tem a oportunidade de acordar, todos os dias, bem informado. Só que o ‘Café da Manhã’ é exclusivo do Spotify, mas calma, pois você precisa apenas fazer seu cadastro gratuitamente no aplicativo para ouvir, não é necessário ser assinante Premium.

O ‘Café da Manhã’ é um programa que aborda os temas mais importantes do dia, sempre de segunda a sexta-feira no comecinho da manhã. Os conteúdos são produzidos de forma leve e direta sobre política, economia, esporte, ciência e cultura.

Boa noite internet

Por último, mas não menos importante, a indicação é do podcast ‘Boa Noite Internet’ comandado por Cris Dias, já conhecido dos podcasts. O programa aborda temas variados sempre com foco na criatividade, experiências de vida e comportamento.

O último programa publicado neste podcast traz o título ‘Como apagar lembranças’ e o conteúdo é extremamente interessante e propõe uma reflexão imediata e provocadora. Para acessar e saber mais detalhes, basta entrar no site www.boanoiteinternet.com.br ou também ouvir em aplicativos como Deezer e Spotify além de plataformas como Google Podcast.

E ai, gostou da nossa lista? O seu podcast favorito apareceu nela? Deixe nos comentários qual podcast você costuma ouvir. Você também pode ler o artigo da jornalista Natália Salvador publicado na nossa terceira edição clicando aqui, afinal, foi a partir dele que criamos essa lista para vocês!

Um comentário sobre “5 Podcasts para você ouvir e ficar bem informado”

  1. Temos também o https://vidadejornalista.podbean.com que traz excelentes temas para estudantes de jornalismo como eu. Recomendo.

Deixe uma resposta