6 dicas para deixar o perfil do seu LinkedIn mais profissional

Marcos Pitta

O LinkedIn, rede social criada em 2002, tem intuito, diferente das outras, de proporcionar relações corporativas, envolver pessoas que buscam um ambiente profissional e até mesmo se recolocar no mercado de trabalho. Por isso é sempre bom deixar o perfil do seu LinkedIn mais profissional.

Com base na reportagem que a ComTempo apresentou em sua terceira edição, onde o entrevistado foi o Top Voice LinkedIn Murilo Leal, (você pode clicar aqui para ler a matéria), listamos abaixo 5 dicas para deixar o perfil do seu LinkedIn mais profissional.

Tenha uma foto adequada

Sempre é bom lembrar que o LinkedIn não é uma rede social para interações entre amigos e postar fotos de festas e reuniões entre a turma. Esta rede social, como já dito acima, tem a função de estabelecer relações profissionais. Portanto, tenha uma foto de perfil mais séria, sem muitas caras e bocas, assim você conseguirá passar a sensação de seriedade e profissionalismo.

Além disso, os perfis com fotos são 14 vezes mais vistos do que um perfil sem foto. No caso da foto mais séria, é preciso levar em conta a área que você atua. Nem sempre a foto precisa ser formal, sempre é bom prezar pela sua identidade.

Coloque todas as suas conquistas

É sempre bom deixar seu perfil do LinkedIn bem completo. Por isso, acrescente todas as suas conquistas, como por exemplo: cursos extra-curriculares, cursos técnicos, cursos de informáticas, idiomas.

Optar por esse caminho facilita bastante, pois além de deixar seu perfil completo, permite que outras pessoas consigam ter uma noção das suas competências antes mesmo de entrar em contato para uma entrevista de emprego.

Defina bem sua área

Deixe bem claro qual sua profissão para que as buscas sejam mais fáceis. Se você for apenas estudante, a dica é que seu perfil no LinkedIn esteja descrito que você é apenas um estudante e assim por diante. Assim, os recrutadores vão encontrar seu perfil quando digitarem a palavra ideal para o cargo que estão procurando.

Também é recomendável e possível que você coloque um slogan que defina sua personalidade, como por exemplo “apaixonado por moda”, “apaixonado por startups” etc.

Personalize sua URL

Quando se tem uma URL personalizada seu perfil aparece antes no Google. Quando você customiza seu link com um nome profissional, você ganha uma assinatura mais concisa e avança nas pesquisas.

O caminho para que a personalização seja realizada não é complicado, basta você selecionar o ícone de ajuste ao lado da URL que o LinkedIn disponibiliza, que fica logo abaixo da foto.

Diferencie-se pelo audiovisual

Os recursos audiovisuais podem deixar seu perfil do LinkedIn mais profissional, além de ajudar você a se diferenciar. A ferramenta é especialmente boa para quem atua na área de audiovisual, comunicação, ou outra profissão que envolva efeitos e linguagens de vídeo e áudio. Para aqueles que trabalham com arquitetura, as ferramentas também podem ajudar bastante.

Não deixe seu perfil parado

Sempre que você tiver um novo trabalho pronto, o ideal é que o mesmo seja inserido no seu perfil. Assim, você sempre mantem suas conexões atualizados do que está produzindo e seu perfil começa a aparecer mais facilmente se sempre estiver com atualizações.

Deixe uma resposta