Somente três reais

José Piutti

 A ComTempo decidiu ir além de explicação tradicional sobre o tema e buscou saciar dúvidas alá Globo Repórter – Quem são os memes? Onde vivem? Do que se alimentam? Como se reproduzem? – E entrou em contato com o mais recente meme lançado pela televisão brasileira: Raquel Motta do Amaral, a Musa dos Três reais.

Em março de 2018 Raquel participou do programa É de Casa, onde ensinou o público a produzir carteiras sustentáveis com caixinhas de leite usadas. Ao ser questionada pelo preço dos materiais utilizados para a confecção dos produtos, deixou a apresentadora Ana Furtado boquiaberta: apenas três reais.

O tempo passou e em janeiro de 2019 Raquel voltou para as telas. Desta vez, durante uma brincadeira realizada pelo quadro ‘Isso A Globo Não Mostra’, do Fantástico. Nele, a resposta de Raquel e a reação da apresentadora foram repetidas diversas vezes. Três reais? Três reaix! Trêeees? Trêix!

Instantaneamente o diálogo entre as duas quebrou a internet. Os número de seguidores de Raquel no Instagram passou de 60 para quase 200 mil. Empreendedora, mudou o nome de sua conta para Raquel Motta 3REAIS, onde, agora, utiliza o espaço para a divulgação dos produtos sustentáveis do Instituto Musiva, que tem o propósito de estimular a economia criativa.

ComTempo: como as carteiras entraram em sua vida?

Raquel Motta: Na infância eu fui cria de projetos sociais. Sempre fiz cursos e oficinas ligadas às artes visuais. Quando fundei o Musiva levei  minha experiência da infância e adolescência aos projetos. Me qualifiquei, busquei informação para levar o melhor conteúdo aos participantes das formações. Quando percebi o volume de materiais recicláveis que são jogados fora todos os dias pensei: isso pode ser reaproveitado como base para confecção de vários produtos. Uma amiga Designer e artista, Dani Ramalho, deu a ideia inicial de reaproveitar caixas de leite para fazer brincos e carteiras e com o tempo fui aprimorando e agregando outros materiais na linha de produtos sustentáveis do Musiva.

ComTempo: Como você recebeu o convite para participar do ‘É de Casa’?

Raquel Motta: Eles me encontraram através do site do Musiva, organização que eu coordeno. Fizeram o convite pra gente ensinar a fazer um produto sustentável e eu fui representando a instituição, em março de 2018.

ComTempo: Você foi avisada que sua participação no programa seria utilizada no quadro Isso a Globo Não Mostra?

Raquel Motta: Imagina, Nunca! – risos- Se eu soubesse jamais teria ido. Na verdade eu entendi que nada foi previsto. Os criadores do meme perceberam o diálogo entre eu e Ana Furtado e tiveram a ideia em transformar aquilo em algo mais engraçado ainda. Eu recebi das pessoas o feedback que parecia uma conversa natural entre duas amigas, acho que por isso fez tanto sucesso.

Leia a reportagem na íntegra na quarta edição da Comtempo.

Para leitura online clique aqui: https://bit.ly/2uBSwsR

Para fazer o download clique aqui: https://bit.ly/2uBSwsR

Deixe uma resposta