Doação de sangue: Um ato que salva vidas

Mayra Carvalho

No Brasil, são coletadas em média 3,6 milhões bolsas de sangue por ano. Isso equivale a cerca de 1,8% da população. Mesmo estando dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) – de que pelo menos 1 a 3% da população seja doadora – o brasileiro não possui o hábito de doar sangue, muitas vezes por não possuir informações a respeito.

São realizadas diversas campanhas de doação de sangue e conscientização da população, pois muitos não retornam depois da sua primeira doação. Nas campanhas é colocado “essa importância da doação de sangue. O quanto é importante você salvar a vida de alguém”, afirma Marcela Vales, 34, chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).

Hendrew Rodrigues, 21, doador há dois anos, sempre teve o desejo de ajudar outras pessoas, encontrando na doação de sangue, um meio de realizá-lo. “Doar sangue, acima de tudo, é uma das causas mais lindas que o homem pode ter com o próximo, pois divide-se uma parte da sua vida para uma outra pessoa. Muitos não sabem, mas doar sangue é bom tanto para quem recebe, como para quem doa, Porque doando sangue você reduz riscos de câncer, doenças cardíacas e como já havia mencionado, trás a satisfação de ajudar o próximo que muitas vezes precisa e não tem a quem recorrer.”

Leia a reportagem na íntegra na quarta edição da Comtempo.

Para leitura online clique aqui: https://bit.ly/2uBSwsR

Para fazer o download clique aqui: https://bit.ly/2uBSwsR

Deixe uma resposta