Juventude consciente

Marcos Pitta

Em meio a tantas notícias sobre a situação do meio ambiente, fica difícil acreditar que exista alguém preocupado com este fator que se agrava a cada dia. O que temos visto, são áreas sendo desmatadas na Amazônia, rios poluídos em todos os cantos do Brasil e do mundo e quando não estão poluídos, estão secando, desaparecendo. Efeitos de um aquecimento global que a cada dia preocupa mais e, ao mesmo tempo, é deixado de lado pela maioria das pessoas.

O que não se pode negar é a coragem, determinação e preocupação que alguns demonstram com o mundo, pensando no seu próprio universo, afinal, é assim que podemos começar a transformar o planeta, engajando-nos em uma mudança em nosso território. Foi este o pensamento de Sheldon Sobral, estudante da escola Cidadã Integral Técnica Estadual Erenice Cavalcanti Fidelis, localizada na cidade de Bayeux, em João Pessoa, na Paraíba.

O jovem que ingressou no curso de Mecânica Industrial através de indicações, apaixonou-se pela área e, a partir daí, aguçou ainda mais, sua preocupação com o meio ambiente.

Em entrevista a ComTempo, Sobral disse conta que começou a perceber a dificuldade dos pescadores da sua cidade em executar a pesca, por conta da poluição da água: “Foi a partir desta situação que iniciei meu projeto, a criação de um ecobarco, onde através da energia do sol, os barcos se movem, sem precisar de combustível. Assim, a poluição não será reduzida a zero, mas será menor e além do mais, os benefícios para os pescadores são grandes, eles vão gastar menos e, com isso, ter um rendimento maior”, explica o jovem entusiasmado.

A ideia rendeu a ele a participação na 33ª Mostratec, a maior feira de tecnologia da América Latina, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, que aconteceu entre 22 e 27 de outubro de 2018, com representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros.

O projeto

O projeto de Sobral, o ‘Ecobarco’ faz com que o barco com motor elétrico, mova-se à base da energia solar, que tem por finalidade agregar o conceito de desenvolvimento sustentável a partir das energias renováveis. Para isso, existe a necessidade da utilização de placas fotovoltaicas como fonte de energia de barcos dos pescadores de seu município.

O Rio Sanhauá juntamente com seus afluentes que banham e margeiam a cidade onde vive o estudante não é um dos mais poluídos do Brasil, mas foi a forma que Sobral encontrou de melhorar as precariedades ao seu redor, podendo assim, futuramente, elevar seu projeto e iniciar uma batalha do bem para salvar o meio ambiente.

“Os motores elétricos apresentam maior durabilidade em relação aos modelos de motores que utilizam combustão, reduzindo assim a emissão de gases poluentes na natureza. Fiquei extremamente orgulhoso e feliz por ter conseguido inscrever o projeto na Mostratec, foi uma experiência única, tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas, ter contato com outros projetos incríveis e agregar ainda mais conhecimento”.

A feira premiava os quatro primeiro finalistas e Sheldon não ficou entre eles, mas a representação de seu estado na Mostratec lhe rendeu bons elogios e fidelizou sua apresentação em outra feira de tecnologia, desta vez, no Rio Grande de Norte, onde foi aprovado, aplaudido e conseguiu o passe para apresentar seu Ecobarco em outra feira. Esta terceira apresentação aconteceu no primeiro semestre de 2019.

Sobral aproveita, na entrevista, para agradecer a orientação de seu professor neste projeto: “Tive apoio e confiança do professor Josemar Medeiros da Silva. Ele empolgou-se com a seleção do projeto para a feira e esteve comigo no evento”.

A Mostratec

A Mostratec apresentou, nesta última edição, 755 projetos. Destes, 420 foram de estudantes do ensino médio e técnico (categoria da qual Sheldon fez parte), e 335 incluíram-se na Mostratec Júnior, para alunos do ensino fundamental.

O estudante enfatizou acreditar bastante em seu projeto: “Ainda não teve ninguém interessado em patrocinar ou me apoiar nesta iniciativa, mas irei batalhar e estudar muito mais para conseguir melhorar a vida desses pescadores, não só os da minha cidade, futuramente, quem sabe, de todo o Brasil”, finaliza Sobral.

Os 10 rios mais poluídos do Brasil

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta os 10 rios mais poluídos do Brasil, são eles:

  • Rio Tietê que banha mais de 60 municípios do Estado de São Paulo.
  • Rio Iguaçú, maior rio do Estado do Paraná.
  • Rio Ipojuca que banha diversos municípios do estado de Pernambuco.
  • Rio dos Sinos, localizado em Porto Alegre.
  • Rio Gravataí que divide as cidades de Canoas e Porto Alegre.
  • Rio das Velhas, o maior afluente em extensão do Rio São Francisco.
  • Rio Capibaribe, localizado em Pernambuco.
  • Rio Caí, localizado no Rio Grande do Sul.
  • Rio Paraíba do Sul que banha os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
  • Rio Doce, com águas em Minas Gerais e Espírito Santo.

Fale com a gente!

 

Deixe uma resposta