De role pelo mundo com Noeh

José Piutti

 

“Nossa Senhora do Cerrado
Protetora dos pedestres
Que atravessam o eixão
Às seis horas da tarde
Fazei com que eu chegue são e salvo
Na casa da Noélia
Nonô Nonô Nonô Nononô…”

A partir deste trecho da música Travessia do Eixão, da banda Legião Urbana, surgiu o nome da Kombi Noeh, que passa os dias a rodar o mundo. Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia são alguns dos destinos traçados por seus donos, Bruno e Marina Trizolio, que cansados da rotina infeliz de muito trabalhar, decidiram dedicar a vida á explorar o mundo ao redor.

“Todos os dias a gente acordava, trabalhava e dormia. Não fazíamos nada que nos trouxesse paz. Aquilo já não nos completava e nossos momentos de alegria surgiam apenas quando conseguíamos um dia de folga para viajar. Então pensamos “por que sermos felizes um dia no mês se podemos ser felizes todos os dias?”

Após decidirem que iriam viver o sonho de dar a volta ao mundo, iniciaram as preparações: O trabalho que os consumia permaneceu, para que a casa sobre rodas pudesse tomar forma. Mas antes, ela precisava existir e para isso o casal  abriu mão de um terreno recém adquirido, e com a grana recebida, compraram a charmosa Noeh.

Optaram por uma Kombi com motor refrigerado à água, para manter a temperatura do motor mais uniforme e poderem viajar tranquilos. Com a Kombi em mãos, deram o segundo passo: documentação. Alteraram o documento de nove, para três lugares. Passaram pelo Detran, inmetro e cumpriram uma série de burocracias para não enfrentarem apuros pelo caminho.

Em seguida, foi a vez de cuidar da lataria. Depois de bem lavada, iniciaram o isolamento térmico: os buracos foram tampados com auxílio de cola de parabrisa e todo o interior revestido com manta dupla de alumínio, isopor e espuma expansível de poliuretano, para garantir temperatura agradável durante as viagens. Tudo foi coberto de madeira e envernizado,  criando cama e pia com água.

“Fomos construindo-a passo a passo, com nossas próprias mãos. Começamos pelo isolamento térmico, depois os móveis, a elétrica, a hidráulica… Três meses  e meio de muito trabalho para dar vida ao nosso sonho. A Noeh tem quase tudo que precisamos. Tem geladeira, fogão, armário de cozinha, despensa, pia com água, guarda-roupa e uma deliciosa cama de 2 x 1,4 metros ! A única coisa que não temos é o banheiro. Sempre dependemos de banheiros externos.”

Com tudo pronto, partiram para a primeira aventura, rumo ao litoral de São Paulo, em Ubatuba. De lá, seguiram para o Rio De Janeiro e Minas Gerais. No total, já percorreram oito estados brasileiros e cinco países, sem muito planejamento, apenas com o plano de dar a volta ao mundo. “Não temos muitos planos, deixamos acontecer. Nosso único plano é dar a volta ao mundo. Por exemplo, estávamos subindo o nordeste rumo ao norte e quando chegamos na Bahia tivemos uma oportunidade de trabalho em São Paulo e logo mudamos nossos rumos.”

Leia a matéria completa na terceira edição da Revista ComTempo. Disponível no próximo Sábado.

 

 

Deixe uma resposta